Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

THE BEST

26 / dezembro / 2024

por Elso Venâncio

A rivalidade entre FIFA e UEFA é antiga e ficou mais acirrada com a criação da Copa do Mundo de Clubes. O torneio quadrienal terá sua primeira edição disputada nos Estados Unidos, de 15 de junho a 13 de julho de 2025. Organizadora do evento, a FIFA esperava conseguir 4 bilhões de dólares em direitos de TV e publicidade, mas deve arrecadar em torno da metade do previsto, desagradando a UEFA, que é de longe a federação com maior peso, em termos financeiros e de influência no cenário internacional.

Há uma disputa entre FIFA e UEFA, por poder e dinheiro, em tudo. A cerveja parceira da FIFA é concorrente da cerveja parceira da UEFA. O mesmo acontece com os bancos, bets, refrigerantes, montadoras, e por aí vai…

A FIFA tem a Copa do Mundo, e a UEFA tem a Eurocopa, que só perde em importância para o Mundial. A FIFA acaba de criar uma “Super Champions League”. O formato de disputa é semelhante ao da Copa do Mundo. Serão 32 clubes, das seis federações continentais, divididos em oito grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para as oitavas de final, onde começam os jogos de mata-mata. O Brasil será o país com maior número de representantes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Organizada pela revista France Football com apoio da UEFA, a Bola de Ouro coroou o espanhol Rodri, do Manchester City, como melhor jogador do mundo na última temporada. Na eleição da FIFA, o prêmio The Best foi destinado a Vinícius Junior.

A entrega do Troféu Bola de Ouro pela France Football começou em 1956. Até 1994, só eram relacionados para a disputa quem atuava na Europa. Romário, eleito The Best após o tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, nos Estados Unidos, nunca conquistou a Bola de Ouro. A France Football convida 200 jornalistas, sendo um por país, para votar. Já a FIFA define sua premiação por meio de votos dos capitães das seleções nacionais, de técnicos, jornalistas e torcedores, estes em votação on-line. Ainda há quem confunda o prêmio oficial da FIFA com a Bola de Ouro.

O The Best foi criado em 1991, com o nome de melhor do mundo, primeiro para os homens e, uma década depois, para as mulheres. Além de Romário, primeiro brasileiro a receber o prêmio, os demais brasileiros premiados são Ronaldo Fenômeno (três vezes), Ronaldinho Gaúcho (duas vezes), Rivaldo, Kaká e, agora, Vinícius Junior.

Vini foi, indiscutivelmente, o melhor jogador do planeta na temporada 2023/2024. Ele se destaca no ataque do Real Madrid, ofuscando o brilho do francês Mbappé; foi destaque da La Liga e novamente decisivo na final da Champions League. Após receber o The Best, ainda foi escolhido o craque da Copa Intercontinental. Vinícius Junior merecia também Bola de Ouro. Ao menos recebeu o The Best, e o Brasil voltou a ter o número um do futebol após 17 anos. O último tinha sido Kaká, em 2007.

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *