Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

TEMPOS DOURADOS

25 / fevereiro / 2024

por Péris Ribeiro

Com o Santos consagrado como grande campeão, Pelé era a atração máxima de Paris, naquele ínicio da década de 1960

As décadas de 1950, 60 e 70 significaram a Era de Ouro do futebol brasileiro. Foi, sem dúvida, um tempo de total visibilidade para os nossos clubes, que realizavam seguidas e rentáveis excursões pelo mundo. E, nelas, participavam dos tradicionais (e prestigiosos) torneios de verão na Espanha, França, Itália, Casablanca e Cidade do México, e também na América do Sul.

Havia exageros, é bem verdade, mas isso era o preço a ser cobrado pelo sonhado intercâmbio com a Europa e a América do Sul. Um intercâmbio vital, ultranecessário. E que hoje infelizmente já não existe mais, limitando os nossos clubes a um calendário anêmico, de bem poucos atrativos. Sem maiores possibilidades, portanto, de uma participação destacada no cenário internacional.

Por último, um lembrete. Foi naqueles tempos dourados, que o Santos de Pelé ensaiou a conquista do mundo. Bastou sair campeão do Torneio de Paris. E convém não esquecer do Flamengo de Zico, bicampeão do Torneio Ramon de Carranza, na Espanha, bem pouco antes de levantar o Mundial do Japão.

Saudades daqueles tempos de glórias. Tempos, efetivamente, em que podíamos tudo…

TAGS:

1 Comentário

  1. Tadeu cunha

    Caro Peris ótimo texto sobre a era de ouro do nosso futebol,agora estamos na era do gelo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *