Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SELEÇÃO SEM RUMO

30 / setembro / 2024

por Elso Venâncio

O técnico Dorival Jr. não encontrou o rumo certo a seguir para recuperar a Seleção Brasileira. Já foram relacionados 46 jogadores, em quatro convocações. O início da escalação já indica a mesmice de sempre: Alisson? Danilo, Marquinhos? No meio-campo, novamente Paquetá? Com as convocações de Endrick e Igor Jesus, o esquema muda, voltando a ter um centroavante. João Gomes, que aparecia como titular, é esquecido.

Em meio a tantos problemas, Dorival não é culpado sozinho, como também não foram os antecessores, sempre criticados. Nos últimos dois anos, registrou-se a maior dança de treinadores da história da Seleção. O gaúcho Tite perdeu uma Copa e, inexplicavelmente, foi mantido na seguinte. Após a demissão dele, vieram Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Jr. Não será surpresa se surgir um quinto nome, diante da pífia campanha nas Eliminatórias.

O alerta do lateral Danilo não deve passar em branco. Independente financeiramente, ele afirmou que falta organização, planejamento, enfim, que a gestão na CBF é precária em relação à Europa. Lamentou a perda de tempo aguardando Ancelotti. Falcão, que jogou com Ancelotti na Roma, ouviu do italiano que a prioridade dele sempre foi o Real Madrid. Rodrigo Caetano, diretor de Seleções da CBF, demonstra estar pouco à vontade no cargo.

O Brasil sofre com o quinto lugar na classificação das Eliminatórias. Vai para um jejum de 24 anos sem vencer uma Copa do Mundo, enquanto a Argentina é a atual campeã, e os uruguaios estão em ascensão e conquistaram a Copa América. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) acertou contratando “El Loco” Marcelo Bielsa, que teve coragem para renovar a equipe. Com isso, o Uruguai vai forte para o próximo Mundial.

Não bastassem todos os problemas propriamente da Seleção, ainda temos o racha entre os clubes nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Tem a Libra, que se uniu à TV Globo, e a Liga Forte, que está com a TV Record e o YouTube. 

Não adianta apenas criticar os jogadores que se calam, mesmo expostos a mais de 20 jogos por ano em relação aos times europeus. Ou será que Vinícius Jr., Endrick e Rodrygo não seriam bem-vindos em outras seleções? Segundo o site especializado Transfermarket, o trio vale 350 milhões de euros. 

Surgiram Luiz Henrique, Estevão… Neymar está voltando. Mas, perdemos a confiança e o respeito dos adversários. Além disso, o torcedor se afastou de sua maior paixão. Você, hoje, sente prazer em ver um jogo da Seleção Brasileira?

TAGS:

1 Comentário

  1. Tadeu cunha

    Caro Elso o grande problema da seleção não é pontual,as mazelas inclusive de viés administrativos vêm se arrastando de longa data,sem mencionar que um técnico estrangeiro traria mais ênfase tática e psicológica a esta seleção.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *