Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RAZÕES PARA O BICHO VOLTAR

4 / maio / 2024

por Zé Roberto Padilha

Quando as coisas dão certo no futebol elas, infelizmente, são logo esquecidas. Só mesmo o despreparo dos nossos dirigentes para explicar porque o “bicho”, premiação em caso de vitória, desapareceu da relação clube-jogador.

Exemplo: decisão da Taça GB 76 entre Flamengo x Vasco. A moeda vigente era o cruzeiro e Zico ganhava 33 mil. Junior 25 e eu, chegando do Fluminense, 21 mil. Como o cruzeiro valeria hoje 2 reais, nossos salários não seriam ruins: 66, 50 e 42 mil. Isto é, com uma folha menor, os salários estavam sempre em dia. Dificilmente tinha clube endividado. A diferença a gente buscava no bicho.

A decisão da Taça GB, em 1976, por exemplo, levou ao Maracanã 130 mil torcedores. E o bicho pela vitória era proporcional à renda: se ganhássemos do Vasco, o bicho seria de 100 mil reais. Aí você comia grama. E todos comendo grama, já pensou ganhar em 90 minutos cinco vezes o seu salario? Colocava o time lá na ponta da tabela e trazia gente para o estádio.

As vitórias eram a nossa poupança.

Hoje, Gabigol ganha 1,5 milhão por mês com qualquer resultado. Afastado há algum tempo, nem aparecer no clube podia para justificar o seu salário. Vinha treinando no condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, com uma estrutura montada com a ajuda de profissionais do rubro-negro.

Gabigol precisa depender de jogar e vencer para viver, não viver de um alto salário que não está em campo para merecer.

Ele e tantos jogadores profissionais, como o Ganso, que precisam lutar mais em campo do que desfilar seu repertório clássico, e cada vez mais ficam distante do gol adversário. Antigamente, era a porta do cofre. Quem se afastaria na busca dos seus segredos?

Conselho de uma velha raposa, que conseguiu ser vice do Vasco na decisão de 76, e perdeu 100 mil em 90 minutos: se correr e vencer, o bicho é pago. Se ficar parado e perder, o bicho some.

Se o bicho voltar, Gabigol volta junto para pagar o condomínio.

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *