Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

QUEM TE VIU NÃO QUER MAIS TE VER

23 / junho / 2021

por Zé Roberto Padilha


Era mais um atrativo do futebol-arte, praticado no Brasil nos décadas de 60, 70 e 80. Antes dos campeonatos nacionais, que contavam com a participação dos jogadores da seleção brasileira, a editora Panini lançava seu aguardado álbum de figurinhas.

Ao lado do Santos, o Botafogo tinha em seu elenco as figurinhas mais disputadas. Seu ataque com Rogério, Gerson, Jairzinho, Roberto e Paulo Cesar valia ouro. E eram raríssimas.

Filas se formavam nas bancas de jornais para a aquisição dos pacotinhos e grupos se aglomeravam durante o recreio nas escolas para a troca das figurinhas.

O álbum de figurinhas aproximava o ídolo do seus torcedores e fazia nascer o saudável, divertido e culturalmente correto hábito de colecionar.

Era uma febre.

De uns tempos para cá, o país exportou seus principais jogadores e como não disputavam o Brasileirão, a figurinha cobiçada do seu camisa 10, Neymar, por exemplo, desapareceu do pacotinho.

Nada do Thiago Silva, Casemiro, Alisson, Marcelo e muito dos que voltaram para se aposentar, como Hernanes, Nenê, Diego e Hulk. Estes, devido a escassez de talentos, acabaram por receber a mesma camisa 10 de campeonatos passados para jogar.

E o álbum de figurinhas foi perdendo o seu charme porque os ídolos dos nossos filhos e netos passaram a jogar na Champions League.

O Botafogo tem mostrado como contribuiu para o desaparecimento dos álbuns. Que a mesma estrela que deu luz à criação, com seu ataque dos sonhos, pode ser a mesma que ajuda a apagar uma diversão tão bacana ao escalar o ataque dos pesadelos..

Dos jogadores que atuaram no estadual, apenas quatro deles permaneceram no elenco. Como a Panini iria tirar as fotos para as figurinhas e deixar um quadradinho no álbum para outra figurinha ser colada?

Qual colecionador teria motivos para levar para casa um pacotinho que, na mais feliz das suas aberturas, traria as fotos de Pedro Castro, Marco Antônio, Guilherme Santos, Chay e Rafael Navarro?

Nem eu.

Quem te viu, e te comprou e te colou, infelizmente, não quer mais te ver.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *