Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

paulo roberto falcão x cláudio coutinho

29 / janeiro / 2023

por Luis Filipe Chateaubriand

Um fato que está presente na história do futebol brasileiro é que, na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, o técnico da Seleção Brasileira, Cláudio Coutinho, não levou o volante Paulo Roberto Falcão, do Internacional, para a Copa.

Preferiu, ao invés disso, levar o volante “brucutu” Chicão, do São Paulo, no lugar do colorado.

A pergunta que não quer calar é: o que fez com que Coutinho “abrisse mão” da qualidade técnica estupenda de Falcão?

Tudo se resume a um fato bem simples.

Falcão deu declarações públicas, à época, externando sua preferência, para técnico da Seleção, por Rubens Minelli, seu técnico no Internacional no bicampeonato brasileiro de 1975 e 1976 e novamente campeão brasileiro em 1977, desta vez pelo São Paulo.

Falcão era fã de Minelli, da maneira que este armava os seus times.

Obviamente, Coutinho não gostou da declaração de preferência por outro treinador.

Militar que era, julgou o fato como insubordinação, e não convocou Falcão para a Copa.

No que, aliás, está certo, porque não é função do jogador de futebol emitir palpites sobre quem deve ser o técnico da Seleção Brasileira.

O fato é que, assim, não pudemos contar com o prodigioso futebol de Falcão na Copa e, com certeza, fez muita falta.

14 Comentários

  1. Tadeu cunha

    Certamente fez muita FALTA, só discordo num item qquer pessoa pode ter sua opinião pessoal e jogadores tbm podem te-las,entre os três Coutinho é o último colocado em importância
    no futebol do BRASIL.

    Responder
    • Jorge

      O Claudio Coutinho deveria ter continuado no exército, mas durante a ditadura militar os professores de educação física formados na corporação tinha prioridade, lógico que era uma pessoa inteligente e conseguiu abrir espaço no futebol, mas não me recordo de te-lo visto bater na bola em algum momento, só teoria, deu início do fim do nosso futebol, overlaping, ponto futuro, temporização, linguajar que impressionou a mídia da época, mas mudando totalmente as características do nosso futebol, nós somos brasileiros, temos que gingar e driblar, tocar a bola e para os gringos, não levou o Falcão porque este personalidade forte e não iria escutar as suas baboseira.

      Responder
  2. Abilio Bittencourt Neto

    Não foi só essa burrice, deixou de levar Marco Antônio e Marinho, levou Rodrigues Neto e inventou Edinho de Lateral esquerdo, tremenda sandice!

    Responder
    • Roberto Farias da Silva

      Júnior também

      Responder
    • Paulo Cesar Rodrigues Affonso

      Expressar sua opinião não quer dizer que não ia fazer o melhor para seleção jogador pode gostar de trabalhar com outro treinador sendo treinado por outro.

      Responder
    • Gino

      Se ele se posicionou abertamente, na preferência de outro técnico, não estava afim de ser convocado, eu também não levaria.

      Responder
    • Jose Angelo Ohno

      Nao gostava de Claudio Coutinho, nem achava Minelli essa coisa toda (seus times tinham brucutus, tb, nao gostava de Zico, por ser pequeno). Mas, nao convocar Falcao, melhor jogador brasileiro na época, é inexplicavel. Assim como Menotti ter cortado Maradona na mesma Copa, Ademir sa Guia ter jogado apenas meio tempo em 74, Dunga nao levou Neymar nem Ganso em 2010, Felipao nao levou Alex, seu craque de confiança do Palmeiras em 2002 (e levou Vampeta e Edmilson).

      Responder
  3. Josué Machado

    Abriu mão de um craque, pra levar um jogador comum. Por um motivo fútil. Isso chamamos de burrice.

    Responder
    • Ronaldo

      Não lembrava deste fato(tinha apenas 12 anos na época) , mas foi uma perda na qualidade técnica que o Falcão poderia ter dado aquele meio campo. Infelizmente perdemos esta Copa roubada na qual sabemos que estava armada pra Argentina ganhar .

      Responder
  4. Afonso

    Seleção é preferência do treinador e o momento do atleta, na verdade todo técnico tem os seus jogadores em mente e quando tem uma oportunidade convoca. Já tivemos muitos exemplos e isso nunca vai mudar.

    Responder
  5. Wagner Rios Alves

    Ele era militar e não poderia convocar ninguém que emitisse opiniões diferentes a dele. Não convocou os melhores e por um lado foi bom que não ganhamos a copa, derepente se ganhassemos teríamos que aturar esses militares golpistas por mais tempo.

    Responder
  6. Luiz Antônio Mariano

    Seleção nunca foram os melhores e sim os amigos dos amigos.

    Responder
  7. Victor

    Falcão em 78 Reinaldo em 82 Alex e djalminha em 2002 e 2006 futebol e cheio de injustiça por causa de treinadores que se acham do o da verdade há pq Romário não foi em 2002 ganhou mais seria bonito Os dois juntos Romário e Ronaldo

    Responder
  8. S.Fernandes de Souza F.

    Falcão não deveria ter se manifestado à favor do seu treinador no Inter, mas Coutinho não devia misturar alhos com bugalhos e pensar somente no bem da seleção, sobretudo numa Copa do Mundo ! E não bastando preterir Marinho Chagas, por R.Neto e Edinho, ainda deixou Nelinho no banco, para o Zé Maria no jogo contra os argentinos, q tinham verdadeiro pavor pelos chutes do lateral cruzeirense !

    Resumo da ópera: Coutinho, q Deus o tenha, era um idiota como técnico de futebol !

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *