Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O SONHO DA COPINHA

14 / janeiro / 2024

por Paulo-Roberto Andel

Há pouco mais de uma semana, 128 equipes dos quatro cantos do país se digladiaram em 32 chaves de quatro times cada, pelo torneio de base mais importante do Brasil: a Copinha, Copa São Paulo de Futebol Júnior. Cada grupo numa cidade e num campo, geralmente com o gramado machucado.

Copinha, não: um Copão. Quase 2.600 jogadores em busca de um sonho. Garotos que jogam em grandes clubes. Outros em médios e muitos em times pequenos. Garotos que viajaram por dias em ônibus para disputar a competição. Salvo as naturais exceções, todos cronicamente pobres, moradores de regiões precárias, loucos pelo sonho de seguir no futebol e conseguir uma fortuna. Ser um craque. Ter o nome gritado no Maracanã ou no Morumbi. Ou no Beira-Rio.

Num estalar de dedos, caem 64 equipes e tchau. Adeus. As outras 64 seguem no emocionante mata-mata até a grande decisão no dia 25 de janeiro, dia do aniversário de 470 anos de São Paulo.

Até lá, não vai faltar sangue, suor e lágrimas. Ainda temos muitos garotos na briga. Alguns vão chegar ao sonho. A maioria não, mas a Copinha segue enfeitiçando e apaixonando torcedores enquanto a temporada brasileira comercial não começa.

Será que na Copinha estão os craques que vão redimir o futebol brasileiro? Será que está acontecendo algo maravilhoso e ainda não sabemos? Será? A confirmar.

@p.r.andel

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *