por Elso Venâncio
O Flamengo possui o melhor elenco do país e, ao conquistar a Supercopa do Brasil sobre o Botafogo, mostrou que é sério candidato a novamente ser protagonista no futebol brasileiro. Em recente entrevista, o técnico Filipe Luis foi mais longe ao dizer que tem em suas mãos o grupo mais qualificado da América. Lembrei do inesquecível João Saldanha, o comentarista que o Brasil consagrou, adepto do futebol-arte e corajoso, que certamente diria: Pega essa equipe, coloca uns três ou quatro de fora e dá a camisa da Seleção.
Com Filipe Luis no comando, o Flamengo volta às suas origens, jogando ofensivamente, com três atacantes, e marcando pressão no campo do adversário. O treinador encarnou a forma de preparar o grupo, inspirado no seu mestre Jorge Jesus. Ele participa dos treinos, acompanhando os jogadores em todas as atividades. Na beira do campo, exige garra e intensidade. Já mostrou coragem para colocar medalhões no banco. Na comemoração dos gols, geralmente repete os gestos do Mister, abraçando, pulando. Comemora tanto que, no gol de Luiz Araújo, fechando a vitória por 3 a 1 diante do Botafogo, acabou tropeçando e rolou na grama com os comandados.
Em quatro meses treinando os profissionais do Flamengo, Filipe Luis conquistou a Copa do Brasil e a Supercopa Rei. Tem até o momento apenas uma derrota, para o Fluminense, num jogo pelo Campeonato Brasileiro do qual deve ter tirado lições importantes. São mais títulos do que derrotas!
Adepto de uma boa retranca, o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, estava no Mangueirão. Viu de perto a grande fase do lateral-direito Wesley, que, mesmo não jogando na Europa, vai ser convocado. Também presenciou a ótima atuação de Bruno Henrique, que se adaptou rapidamente ao comando de ataque, confundindo os adversários ao trocar constantemente de posição com Gonzalo Plata. Jairzinho, o furacão da Copa de 1970, sempre afirmou: “O bom atacante joga em qualquer posição na linha de frente”.
Quando promove substituições, o Flamengo mostra ainda mais a força do seu grupo. Durante a decisão contra o Botafogo, entraram nomes como Arrascaeta, Luiz Araújo, Danilo. Cebolinha não entrou, mas já está recuperado de lesão, e Pedro é outro que em breve vai ficar à disposição, pois já voltou a treinar.
Entre as competições a serem disputadas pelo Flamengo, temos o novo Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. A Filadélfia vai ser invadida pelos torcedores rubro-negros, confiantes para uma temporada que promete fortes emoções.
0 comentários