por Luis Filipe Chateaubriand
Formado em Ciências Sociais, José Carlos do Amaral Kfouri, o Juca Kfouri, tornou-se, ao longo do tempo, jornalista esportivo. Seguidor de João Saldanha, de quem foi amigo, há décadas exerce o papel de porta voz da consciência crítica em nosso futebol.
Este escriba começou a se interessar pelos problemas estruturais de nosso futebol, o péssimo calendário à frente, a partir de argumentações de Kfouri que, desde o final dos anos 1970, denuncia o modelo arcaico, anti profissional e mal gerido.
Corinthiano de quatro costados, coloca, no entanto, a necessidade de escrever sobre a estrutura do futebol acima de paixões clubísticas, exercendo o papel de questionador do modelo.
Kfouri, com seu trabalho de denúncia e de conscientização, influenciou a formação de jornalistas do futebol da nova geração, alguns deles brilhantes, como Paulo Vinícius Coelho, Mauro Cezar Pereira e Paulo Calçade, dentre outros.
Se ainda temos capacidade de nos indignar contra os desmandos do futebol brasileiro e sonhar em algo melhor do que se tem, devemos a Juca Kfouri grande parte disso.
Luis Filipe Chateaubriand acompanha o futebol há mais de 40 anos e é autor da obra “O Calendário dos 256 Principais Clubes do Futebol Brasileiro”. Email: luisfilipechateaubriand@gmail.com.
0 comentários