por Claudio Lovato Filho
O homem sentado sozinho na arquibancada não está ali por acaso. Não errou o caminho ou estava sem outra coisa para fazer. Não estava em busca de mero entretenimento ou reles passatempo.
O homem sentado sozinho na arquibancada é pura concentração, ainda que esteja aparentemente relaxado, com o antebraço apoiado no alto da cabeça e um olhar de peixe morto de quem não está realmente interessado no que vê.
O homem sentado sozinho na arquibancada é um personagem que merece estudo e respeito. Acima de tudo, respeito.
O homem sentado sozinho na arquibancada é do futebol. E isso, claro, não começou hoje. Vem lá da infância, talvez até antes disso.
O homem sentado sozinho na arquibancada é um torcedor de clube, mais do que de time, o que não o impede de se emocionar quando vê os jogadores do elenco atual jogando uma bola redonda, especialmente aquele armador inteligente trazido do exterior ou aquele centroavante rápido e oportunista vindo da base, e não importa se eles vão embora daqui a alguns meses, paciência.
O homem sentado sozinho na arquibancada ama o escudo acima de tudo. Assim é.
O homem sentado sozinho na arquibancada também vai ao estádio com os amigos. Sim! Vai e gosta. Toma cerveja com eles antes de entrar e come espetinho depois. Mas ele não depende de companhia para ir para a arquibancada; não depende de matilha, confraria, fraternidade, galera.
O homem sentado sozinho na arquibancada se entende muito bem consigo mesmo e tem grande prazer no ensimesmamento em que se vê mergulhado quando chega sem companhia ao estádio, assiste ao jogo no seu canto e vai embora pensando com profundidade no que viu.
O homem sentado sozinho na arquibancada está no seu elemento.
O homem sentado sozinho na arquibancada sabe que, um dia, poucas coisas vão lhe restar na vida, e uma delas será o futebol.
O homem sentado sozinho na arquibancada é um retrato da essência do futebol, se fosse possível fotografá-la.
O homem sentado sozinho na arquibancada é, por si só, uma declaração de amor ao futebol.
Maravilha de crônica. É isso mesmo. O homem sentado sozinho é, acima de tudo, um amante do futebol. O homem sentado sózinho sabe que depois de tudo, o que vai lhe testar é o futebol. Dentre muitos existentes, eu também sou um Homem sentado sozinho !