por Zé Roberto Padilha
Sabe quando dá vontade de desligar a televisão? Quando um zagueiro toca para o outro, este toca no Pulgar, que domina e devolve para o outro zagueiro que… ficam a maior parte do tempo trocando irritantes bolas lá atrás.
Jogos travados, descontínuos, parecem uma carroça que caminha pela lama tentando chegar ao gol adversário.
Felizmente o Botafogo tem um destravador. Ele se chama Tchê Tchê.
Não fui um grande driblador. Porém, quando recebia uma bola dos zagueiros, não a dominava. Deixava ela correr e aproveitava sua velocidade para fazer o time girar. Tocava, tabelava e dava um tapa na bola para sair da marcação.
Quando você domina a bola, mesmo desmarcado, entra a inércia. Com ela parada, você e o adversário estão nas mesmas condições. Já pegando carona na velocidade, menor que ela seja, você tem a arrancada a seu favor.
Tchê Tchê tem feito isto no Botafogo. Ele não domina a bola, deixa ela fluir e faz o seu time girar. Escalar o destravador na lateral vai tirar do Botafogo uma movimentação preciosa na forma do seu time jogar.
Querem os nomes de outros destravadores? Dirceuzinho, Zinho, Conca, Sérgio Manoel, Paulo Isidoro…
Caro Padilha ótimo artigo sobre dar velocidade principalmente na transição defesa ataque,isso deveria ser ensinado na base onde os detalhes irão fazer uma grande diferença quando o atleta jovem chegar no profissional.