por Marcelo Rodrigues
Todos os recordes batidos, a cidade parada e o laranja tomando conta da Serra Gaúcha, que respira Futsal: Carlos Barbosa é pentacampeão da Liga!!!
A ACBF de Carlos Barbosa sagrou-se campeã, pela quinta vez da Liga Nacional de Futsal, ao vencer a equipe de Orlândia nos dois confrontos. No primeiro por 5×3 e, ontem, por 5×1.
Muito mais do que a vitória, essa conquista nos faz refletir sobre vários aspectos do jogo.
Vale a pena apostar mais na defesa passiva?
Por que não apostar no ataque?
Por que não somar marcação alta, pressionada, total com jogo de 1×1, movimentações, escapes pelas alas, passe de fundo, chute de média, entre outras coisas?
A final nos mostrou duas equipes que procuram o gol, que buscam o passe para a frente, que tentam evoluir, que não “enfeiam” o jogo, que não se baseiam em regulamento e vão em frente!
Venceu quem soube aproveitar o bom momento que aconteceu num determinado período do jogo. E a partir disso manteve a concentração e desestabilizou emocionalmente o adversário.
Carlos Barbosa iniciou pressionando. Orlândia respondia com bola para o pivô, teve oportunidades, mas não chegou.
Aí um equívoco do Deivid, um lampejo do Pito na roubada de bola, um pênalti para o Carlos Barbosa e 2×0 no placar para o time da Serra Gaúcha.
Na volta para o segundo tempo, pressão de Orlândia. Duas chances e um golpe mortal: uma reposição rápida do Wolverine no peito do Pito e gol espetacular de bicicleta do jogador que aposto ser, num futuro próximo, um dos maiores do mundo. A partir daí houve uma queda emocional de Orlândia.
Jogadores cabisbaixos contra um caldeirão laranja empurrando seus jogadores para uma concentração impressionante, uma entrega fundamental, uma união, profissionalismo, conduta e concentração.
Gostei da entrevista do Marquinhos Xavier ao final do jogo.
E não é pela generosidade dele ao agradecer a mim, ao Daniel e ao Sportv pelo que fazemos. Ter esse reconhecimento nos deixa também agradecidos por sempre fazermos o máximo para levar o trabalho de todos ao mundo. Sempre com respeito, honestidade, parceria, e nunca denegrindo.
Mas eu gostei ainda mais por ter a certeza de que o “jogo de ataque”, o jogo de defesa alta com pressão, ou o “jogo total” (jogar e não deixar jogar incomodando sempre, sem ser violento) é a filosofia que mais me agrada num time.
Gosto de técnica – Pito!
Gosto de treinador valente, que ataca, que treina retorno, que leva gol e ataca novamente – hoje é e sempre foi Marquinhos Xavier. Há outros fantásticos.
Parabenizo o Cidão e todo o grupo da Intelli/Orlândia pela excelente temporada. Infelizmente não jogou nessas partidas o que é capaz de jogar. Méritos do time da Serra Gaúcha.
Gosto de jogador que se entrega, que dá o sangue até a última gota.
O Marquinhos reuniu um grupo, que não só tem esse perfil, como valoriza a ideia de atacar com qualidade e objetividade.
Gosto de jogo bom para quem assiste – Carlos Barbosa!
E gosto de férias após um ano marcado pela melhor Liga de todas, com mais de 120 transmissões, com estilos distintos, com Guarapuava, Jaraguá, Assoeva, Corinthians, Sorocaba, Orlândia, Joinville e Carlos Barbosa tendo apresentado duelos sensacionais, estilos e estratégias diferentes e até de ataques pessoais ridículos e amadores feitos por profissionais que sempre respeitei.
Mas foi premiada a equipe que fez a melhor campanha de todas nos últimos anos.
Título muito merecido.
Parabéns de verdade porque a Serra Gaúcha está em festa!
OBS 1 – Parabéns ao Palhinha pela Gestão da Liga
OBS 2 – Parabéns à Liga por buscar o diálogo
OBS 3 – Sábado tem o último jogo do ano, às 12h, no Sportv. Sorocaba x Real Bucaramanga (Colômbia) pela Taça Libertadores da América. Final.
OBS 4 – Todos aqueles que quiserem saber o porque de determinadas ações, falas e comentários, lembro que o canal de conversa comigo é aberto.
Entrem em contato, ensinem e aprendam. Essa troca nos fará melhores.
OBS 5 – Volto semana que vem falando do jogo da Libertadores e falando sobre o evento Futsal Solidário no Tijuca Tênis Clube, dia 12/12/15 para ajudar a Casa Ronald (que cuida de crianças e adolescentes diagnosticados com câncer).
Só feras em quadra e no apoio.
OBS 6 – Merecidamente O CAMPEÃO VOLTOU.
0 comentários