Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NAS ONDAS DO RÁDIO

24 / junho / 2024

por Elso Venâncio

A Rádio Tupi uniu José Carlos Araújo e Luiz Penido, consolidando a audiência no futebol

Os dois grandes nomes da comunicação esportiva, o ‘mestre’ José Carlos Araújo e Luiz Penido, seguem firmes a impulsionar cada vez mais a audiência da carioca Super Rádio Tupi/FM nas transmissões de futebol.

Um dos momentos marcantes do Rádio Esportivo foi quando o ‘Garotinho’ José Carlos Araújo, após 42 anos na Rádio Globo, passou o comando no ar para Luiz Penido, ‘O Garotão da Galera’. José Carlos, lenda viva do Rádio, sem nenhuma vaidade e muito menos rancor, já percebia o que o tempo só iria comprovar.

Errou a direção da emissora líder de audiência em todo o país, que dava ainda um chicote sonoro não só no Maracanã, mas nos carros, bares, bancas de jornais e portaria dos edifícios da cidade. O slogan da Rádio Globo era ‘Um Brasil de Audiência’.

Penido voltou à Tupi devido ao enfraquecimento da Globo, e o Garotinho passou pela Bradesco Esportes e pela Transamerica.

Treze anos depois, a Tupi fez o que a Globo deveria ter feito. Uniu os dois profissionais, contratando José Carlos Araújo e, assim, consolidando a audiência.

Luiz Mendes ‘O Comentarista da Palavra Fácil’, previu a perda da popularidade das Rádios Globo, Rio e São Paulo, quando surgiram os programas em rede nacional:

“Rádio é regional, diferentemente da TV.”

O narrador Bruno Cantarelli, da Transamerica, deixou de ser revelação e se tornou realidade, em um mercado que resiste a se renovar. Bruno e Beto Júnior criaram o excelente Charla Podcast e estão migrando para a tevê.

Na Super Rádio Tupi, a boa novidade é Rafa Penido, ‘O Brabo’. Esse bordão, uma gíria da internet, é genial. Aliás, Penido, que é tio e mentor do Rafa, assumiu o comando do ‘Show do Apolinho’, que passa a se chamar ‘Geraldinos e Arquibaldos’, termo criado pelo eterno Washington Rodrigues. O ‘Giro Esportivo’ está revigorado, com a apresentação de Edilson Silva. Ágil, informativo, traz os experientes comentaristas Rubem Leão e Waldir Luiz. É ainda divertido, graças às participações de Fonfom e Hélio Júnior. O primeiro apresentador da atração, criada há mais de 30 anos por Luiz Penido, foi Eraldo Leite. Este se tornou o primeiro programa esportivo noturno, com duas horas de duração. O ‘Panorama Esportivo’, que na Globo contava com o inesquecível Gilson Ricardo, começava às 22hs e terminava às 23hs, sendo prolongado imediatamente até meia noite.

O rádio usa hoje a tevê e a internet como aliados, além dos ouvintes, que podem opinar, pedir músicas ou passar informações. Não à toa, o veículo é apontado em todas as pesquisas como o de maior credibilidade da comunicação brasileira.

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *