Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LUCIDEZ

25 / novembro / 2024

por Zé Roberto Padilha

Não é fácil alcançar a lucidez. Ser iluminado pelo equilíbrio, ponderado nas declarações, coerente em suas posturas. Ainda bem. Pois ninguém se torna um Zico por acaso. Uma unanimidade esportiva, capaz de gerar orgulho até nos mais fanáticos torcedores adversários.

Ainda bem que o futebol tem um ídolo lúcido em meio a um mar de denúncias de venda de resultados, que tanto o denigre. Que atenua os efeitos dos que querem torná-lo um circo, como Deyverson, do Atlético-MG, vem tentando. Que consegue manter o seu fascínio mesmo diante da mediocridade da atual seleção brasileira.

Em uma entrevista que vi há pouco, lhe perguntaram se ele, Zico, foi melhor que o Maradona, Messi e Cruyff. Ele disse que não.

Quando a Neymar e Ronaldinho Gaúcho, disse que dava empate. São mais habilidosos e ele era mais objetivo, afirmou. Eles ganham de um lado, eu de outro.

E quando ousaram falar do Rei, nem permitiu tal comparação. Disse que Deus, quando fez um jogador de futebol, lhe concedeu todas as valências. Aos demais, um pouco de cada uma.

Foi modesto. Teve uma exceção. Porque Deus reservou a um deles talento, para o encantar, e lucidez, para não desencantá-lo. E essa exceção tem um nome. Zico.

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *