por Victor Kingma
Nos áureos e românticos tempos do futebol carioca, tempos dos geraldinos e arquibaldos, termos popularizados no rádio esportivo por Washington Rodrigues, o locutor oficial do estádio, Victorio Gutemberg Volpato, era uma atração à parte.
Com sua voz característica e o famoso bordão “ADEG informa” (posteriormente “SUDERJ informa”), fazia a alegria dos torcedores. Principalmente quando informava os gols das partidas paralelas que iam acontecendo na rodada em outros estádios.
Ele tinha uma característica peculiar: após dizer em qual estádio estava ocorrendo o jogo, sempre fazia uma pausa e criava um suspense antes de informar o autor do gol e em qual partida.
No início dos anos sessenta, o Santos tinha aquele timaço e Pelé, no auge da carreira, fazia gols todo jogo.
O locutor, então, nos jogos do time da Vila Belmiro, costumava fazer uma brincadeira com a torcida: fazia uma pausa maior, para informar o óbvio: gol do rei do futebol.
De uma delas me lembro bem. No Campeonato Carioca de 1964, Fluminense e Vasco se enfrentavam no Maracanã, enquanto, no mesmo horário, Santos x Corinthians disputavam uma partida decisiva no Campeonato Paulista.
Terminado o primeiro tempo, o clássico paulista estava empatado em 2 a 2. Pelé ainda não tinha feito gol, para frustração do locutor.
Entretanto, mal começou o segundo tempo em São Paulo e o saudoso locutor entra em cena com sua voz empostada:
ADEG informa:
No Pacaembu… (e após longos segundos de pausa)
PELÉ!!! Terceiro gol do Santos.
Santos três, Corinthians dois!
Delírio da torcida.
Poucos minutos depois ele retorna:
ADEG informa:
No Pacaembu… (longa pausa)
PELÉ!!! Quarto gol do Santos.
Santos quatro, Corinthians dois!
Nova vibração da torcida!
Cinco minutos depois e nova intervenção:
ADEG informa:
No Pacaembu…
Mas antes que ele criasse o suspense para dar a informação, os quase 70.000 torcedores tricolores e vascaínos presentes no estádio entoaram o coro:
“PELÉÉÉÉÉ!!!”
E o lendário locutor, entrando na onda dos torcedores, apenas completou a informação:
Quinto gol do Santos.
Santos Cinco, Corinthians dois.
Até o final do jogo foi uma festa pois Pelé ainda faria mais um gol. O histórico jogo daquele 06/12/1964 terminou 7 a 4 para o Santos.
Saudosas histórias dos tempos românticos do Maracanã e do futebol.
Boa noite. eu sou xingado do saudoso Victorio e gostaria de saber se você te uma gravação dele lando o bordão A SUDERG INFORMA.
Boa noite. eu sou cunhado do saudoso Victorio e gostaria de saber se você tem uma gravação dele falando o bordão A SUDERG INFORMA.
O Vasco da Gama primeiro campeão do Maracanã, merece um capítulo especial do Museu da Pelada para falar sobre a presença do cruz-maltino no Maracanã. Além disso, foi o primeiro carioca campeão brasileiro, jogando final no Estádio em 1974.