Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FIM DE ANO MEXE COM O CORAÇÃO

18 / dezembro / 2019

:::::::: por Paulo Cezar Caju ::::::::


Se eu começar a coluna dizendo que não gosto de Natal muita gente vai dizer “caramba negão, mas nem de Natal você gosta?”, Kkkkk, mas a verdade é essa. Acho Natal uma data muito comercial e grande parte das crianças não ganham os presentes sonhados.

Minha infância foi muito pobre, não conheci meu pai, minha mãe não contava histórias de Papai Noel, não tenho fotos de meu batismo e meu único brinquedo, não poderia ser diferente, era uma bola, que jogava nas ruas Aníbal Reis e Diniz Cordeiro, em Botafogo, com os meus amigos Naninho, Luisinho Salada, Jairo, Lozinho, Paulinho da Viola e Roberto Beiçola, pai do zagueiro Juan. Também jogava na casa do Alvinho, com os irmãos Rubem e Roberto Medina. Cresci vendo injustiças sociais, raciais e não gosto dessas datas comemorativas, mas confesso que esse fim de ano vem mexendo com o meu coração.

Foram muitos reencontros, homenagens, lembranças, novos amigos e lições de vida. A produtora Iafa Britz é um desses grandes presentes. Na minha época de doidão me desfiz de muitas coisas, dentre elas uma edição histórica da revista Manchete em comemoração ao tricampeonato no México, com autógrafos de todos os jogadores para mim. Por anos ela guardou essa relíquia. Tinha certeza que sairia desse mundo das drogas e me devolveria. Devolveu! Jamais esquecerei disso!

Aí abro jornal e vejo meu nome citado no livro lançado pelo genial Nei Lopes, “Afro-Brasil reluzente – 100 personalidades notáveis do século XX”. Não há nada mais gratificante, afinal Nei Lopes é uma referência nessa incansável luta contra o preconceito.

Nesse fim de semana, para completar, revi vários amigos tricolores, na festa de confraternização, nas Laranjeiras, quando Búfalo Gil assumiu a presidência do Masters e Erivelto, a vice. Haja champanhe, Kkkkk!!!! Toquei tamborim acompanhando Noca da Portela e reencontrei Romeu Evaristo, nosso eterno Saci. Momentos maravilhosos que deixam nossa vida mais suave.

Sobre futebol, não gostei da postura de Vanderlei Luxemburgo, afinal desde o início ele sabia qual era o projeto do Vasco, mas a vaidade e os cifrões sempre nos fazem desviar o rumo. Se for comentar como os especialistas, diria que Luxa fez uma leitura do jogo, pegou a beirinha do campo, flutuou, pegou a segunda bola e foi parar no último terço do campo, Kkkk!!! O que isso quer dizer, não faço a menor ideia, Kkkkk!!!!

Sinceramente, minha maior preocupação é com o próximo Sulrioca, que dizer Carioca. Se nem os gaúchos estão suportando tanta retranca, o que os dirigentes do clubes cariocas estão pensando da vida?

Odair Hellman, no Flu, Abelão, no Vasco, e Espinoza, no Botafogo. Será o campeonato com menos gols da história do Cariocão? Não dá mais para seguirmos nessa linha do Paizão, gerenciador de egos, Família Scolari, família disso, daquilo. O futebol precisa fluir, ser reinventado. Vamos voar como águias e desapegar definitivamente desse caranguejo que só emperra o nosso futebol.

TAGS: Geral | PC Caju

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *