Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CRAQUE VESTE A 10

16 / dezembro / 2024

por Elso Venâncio

O futebol mundial valorizou o número usado por Pelé na Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Então um garoto de 17 anos, foi o Rei do Futebol quem deu o status à camisa 10.

Em 1993, Romário chegou ao Barcelona e, com a marra de sempre, ao receber de Johan Cruijff a camisa com o número usado por Pelé no Santos e na Seleção Brasileira, disparou: “Só jogo com a 11”. O técnico holandês rebateu: “No meu time, craque joga com a 10”. Assim, Romário se rendeu.

Atualmente, os treinadores estão matando os atletas que jogam na posição de um Pelé, Maradona, Cruijfj, Zico, Ronaldinho Gaúcho, Zidane, Messi, Tostão e tantos outros que criavam, lançavam e faziam gols. O meia ofensivo genial deixou de existir nos profissionais, embora resistam nas categorias de base.

Estevão, do Palmeiras, tem 17 anos. Eleito a revelação, o melhor atacante e craque do Brasileirão 2024, já está negociado com o Chelsea, que pagou 61,5 milhões de euros para ter o jogador após o Mundial de Clubes da FIFA de 2025. Há um ano, Palmeiras e São Paulo decidiam o Campeonato Brasileiro sub-17, na Arena Barueri. Jogando no meio e com a camisa 10, Estevão fez três gols na vitória por 3 a 0, levando o alviverde ao bicampeonato. Festejado por todos, recebeu o apelido de Messinho e subiu para os profissionais, sendo curiosamente colocado por Abel Ferreira na ponta direita. João Paulo Sampaio, coordenador da base do Palmeiras, tem suas convicções:

— Proibimos o craque de deixar o meio e ir para o lado. Temos que formar o 10 e não buscar um argentino como o Botafogo fez com Almada ou o Flamengo com o uruguaio Arrascaeta.

O português José Boto, que vai comandar o futebol do Flamengo, quer contratar Sampaio, o “descobridor das joias”. Boto chega para se reunir com Sampaio após o Natal, mesmo diante da negativa inicial por parte deste. Levando um contrato e com grana na mesa, a história pode ser diferente.

No Atlético/MG, Gustavo Scarpa sempre é deslocado para a direita. Rafinha, do Barcelona, que saiu da ponta para se destacar no meio, considera a revelação Lamine Yamal o novo Neymar. O técnico alemão Hansi Flick insiste em escalar Yamal na ponta direita, às vezes na ponta esquerda.  

Em 1970, Zagallo deu o exemplo correto na conquista do tricampeonato mundial do Brasil, no México, unindo vários camisas 10. Luis de la Fuente foi quem levou a Espanha ao título da Eurocopa deste ano. Ele adiantou que Lamine Yamal, de 17 anos, será o camisa 10 espanhol — tudo indica que assumindo a responsabilidade pela criação em campo de La Furia Roja.

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *