::::::: por Paulo Cézar Caju :::::::::
Depois do jogo do Brasil, fui dar um passeio pelo Leblon e vi a galera em festa, os bares lotados e um clima de otimismo no ar! É claro que estariam todos assim depois de uma goleada dessa, mas é importante ressaltar que ainda não enfrentamos nenhuma seleção à altura.
Diferente de Sérvia e Suíça, que se fecharam na zaga e tentaram surpreender o Brasil no contra-ataque, os coreanos partiram para tudo ou nada, deram espaço para os nossos atacantes e o resultado foi logo uma goleada de 4 a 0 no primeiro tempo. Na outra decisão, a Croácia sofreu para eliminar o Japão, nos pênaltis, e apesar de ter chegado à final na última edição, também não acho que esteja no mesmo nível da seleção canarinho.
A verdade é que demos muita sorte tanto no sorteio quanto no decorrer da Copa do Mundo e só vamos enfrentar adversários complicados na semifinal e na grande decisão! Se passarmos da Croácia, por exemplo, teremos pela frente a Argentina, comandada por Messi, ou a Holanda, que vem se destacando pelo coletivo. Vale lembrar que a Holanda nos eliminou em 2010, venceu a gente na decisão de terceiro lugar em 2014 e fomos vice da Argentina na final da Copa América.
Na final, apostaria na chegada da França, que, mesmo desfalcada de Kanté, Pogbá, Benzema e cia., tem sobrado na competição. Ainda sobre a França, gostaria de ressaltar o poder de decisão da Mbappé! Aos 23 anos, o atacante já tem um Mundial no currículo e soma nove gols no maior torneio do mundo. Se mantiver o nível, será de longe o maior artilheiro de todos os tempos da competição nas próximas edições. Difícil será superar Just Fontaine, que marcou incríveis 13 gols em 1958, quando ainda eram seis jogos, e é até hoje o maior artilheiro de uma única edição. Também tenho gostado do futebol apresentado pela Inglaterra, que está com confiança e se classificou sem dificuldades para as quartas!
No mais, sinto que essa Copa do Mundo tem apresentado um baixíssimo nível técnico, com muitas zebras e totalmente nivelada por baixo. Torço muito para que os últimos jogos me surpreendam!
Pérolas da semana:
“Com consistência e intensidade, o jogador de beirinha apresenta uma leitura de jogo versátil para fazer a transição no corredor, atacar o espaço e superar as duas linhas de quatro no último terço do campo”.
“Para zerar a bola viva, o cão-de-guarda faz ligação direta dando tapa na orelha da bola por dentro, acionando os alas verticais pela diagonal e balançando para compensar o desnível da última linha”.
Que mal humor meu craque
Já que vc estava no Rio de Janeiro, mais especificamente no Leblon, poderia ter tomado umchoppinho ou uma caipirinha, pra ficar um pouco menos ranzinza.
Não seja bobo, Ricardo.
A realidade é assim, as vezes quando é apresentada os bobos alegres ficam sentidos, aqui não tem ninguém ranzinza, apenas coerente e racional.
É decepcionante o nível tecnico e até o tatico idem. Passes laterais aos montes mas criatividade ou dribles praticamente nenhum. Futebol pragmático até agora. Foi isso que vi. Decepção geral e irrestrita. Tenho dito.
Sempre preciso. Quem viveu outra época não pode se conformar com a mediocridade atual.
Em 74 era pra ser sua consagração. Que aconteceu? Sua venda antecipada pra França?
Vdd, Pc nível baixo de mais !!
Essa seleção e panela. Atacante com nome de ave ser melhor que o Pedro e brincadeira. Gostaria de ver o Pedro entrando no início do jogo e mete 2 ou 3..Aí Tite chora
Concordo com você, PC.
oi. Pc!
O que diz desse tecnico do Brasil!?
Obrigado pelas suas resenhas e por futebol bonito que você mostrou para o mundo!
Abraços!
Temos acreditar vai da Brasil
Grande Paulo César!
Eterno ídolo!
Concordo 100%.
Em termos de se apresentar, pós 70, como uma seleção firme e confiante, tivemos apenas a de 1982 ! No PRIMEIRO JOGO, começamos tomando um gol da União Soviética e viramos 2×1.
No SEGUNDO JOGO, começamos tomando um gol da Escócia e viramos 4×1 !!! Quiseram os Deuses do Futebol, entretanto de pintar com cores trágicas aquela Copa. Mas, é isso que é composta nossa paixão !!!
Só leio resenha de futebol quando escrita pelo PC Caju. Sou muito fã dos seus comentários.
Grande “Nariz de Ferro”. Vai ser difícil alguma dessas seleções com esse futebolzinho ridículos superarem a ultra-super favorita França.
PC Caju, você é taxado de ranzinza, mas sempre falou a verdade. Você teve conhecimento dentro e fora das quatro linhas. Tudo que falastes aconteceu, viram ontem o vexame. Hoje é só festa e farra: mãe, pai, irmã, amantes de Neymar se esbaldando, mulher de Tiago Silva, Militão e outros comendo bife temperado à ouro(enquanto milhões passam fome neste Brasil), batucada no ônibus antes do jogo, etc. Ainda tivemos que aguentar o Ronaldo Gordão, querendo aparecer mais que todos que estão na Copa do Mundo, além de Rivaldo, Cafu, Roberto Carlos e o Pastor Cacá. Deu no que deu.
Nike e Empresários convocando e escalando a Seleção, sendo que aqui no Brasil jogadores com nível técnico bem superior deixados de lado (Dudu, Scarpa, Gabriel Mascarado, Rudinei, Artur do Bragantino, Marquinhos Capixaba, etc…). Para não falar que Weverton, Pedro e Everton foram convocados somente para enganar a torcida.