Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BONS TEMPOS DE CARIOCA

28 / janeiro / 2020

por Marco Antonio Rocha


O Chevette marrom 1982 cruza a Avenida Brasil, enquanto o barulho da bandeira do Vasco, tremulando do lado de fora, invade o carro. É preciso aumentar o som do rádio para ouvir os repórteres dando as informações sobre o jogo que começará em algumas horas. Geovani, Dinamite e Romário confirmados!

O caminho entre a Ilha do Governador e Olaria é curto o bastante para o menino registrar cada cena em sua memória: carros cobertos por bandeirões, torcedores uniformizados nos pontos esperando o ônibus.

Doalcey Bueno de Camargo anuncia que o pequeno estádio já está apinhado de gente. Não demora para as palavras do velho locutor ganharem vida (e cores) na forma de Fuscas laranjas, Brasílias verdes, 147 azuis, Opalas vermelhos… Todos tentam encontrar uma nesga de vaga que seja para estacionar.

Por anos minhas tardes de domingo foram assim. Na Rua Bariri, em Moça Bonita, no Ítalo del Cima ou no quintal de casa, no Luso-Brasileiro. Não foram poucas as vezes que vi de perto (e bota perto nisso!), no acanhado estádio da Portuguesa, o Flamengo de Zico; o Fluminense de Romerito; o Botafogo de Mendonça; e, claro, o Vasco! Foi ali que Ronaldo Theobald fez a foto ”Deus de calção e chuteira”, que ganhou o Prêmio Esso em 1977 pelo Jornal do Brasil: no túnel que levava ao gramado, fiéis tentam encostar em Dinamite.

Cenas assim ficaram no passado, em um preto e branco cada vez mais desbotado. Vejo a tabela do Carioca e me surpreendo que as partidas entre Bangu x Fluminense e Madureira x Botafogo tenham sido marcadas para Moça Bonita e Conselheiro Galvão. Pequenos que enfrentam grandes em suas casas, com charanga, papel picado e faixas com declarações de amor são exceção de uma regra que privilegia (com perdão da palavra) arenas.

O Chevette marrom 1982 segue cruzando uma Avenida Brasil que só existe na cabeça do menino. Shhhh… Doalcey já vai anunciar as escalações!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *