Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ALMIR, O CAPITÃO DO COXA EM 85

29 / outubro / 2022

por Eduardo Lamas

Quando eu e o cinegrafista Fernando Gustav fomos em outubro de 2019 a Governador Celso Ramos, cidade da região metropolitana de Florianópolis, para entrevistar o ex-centroavante do Palmeiras Toninho, ele nos sugeriu convidarmos Almir, volante do São Paulo e do Coritiba, que eu tinha visto jogar muitas vezes pela televisão e algumas no velho Maracanã. Só que Toninho tinha perdido os contatos do amigo que mora na mesma cidade. O tempo, outras entrevistas e a pandemia passaram até que finalmente consegui falar com Almir. Para minha sorte, antes do feriado de 7 de setembro, ele viria a Florianópolis e assim pudemos agendar a gravação deste ótimo papo que você agora pode assistir.

Quando entrei em contato com Almir, ele chegou a propor que fizéssemos a entrevista na Praça Renato Ramos da Silva, na divisa dos bairros do Estreito e Balneário, onde ele disse que “tudo começou”. Foi naquele local que ele e os irmãos deram seus primeiros passes, chutes, nos tempos do campo do Beira Vala (qualquer menção ao Beira Rio não é mera coincidência). Como o tempo não estava firme (e por aqui muitas vezes temos as 4 estações no mesmo dia), achei melhor buscar um lugar fechado e Rael Braga, do Clube do Bola Sports Bar, em Coqueiros, nos abriu as portas para fazermos a gravação.

A conversa fluiu naturalmente, com Almir contando sua história com alegria e emoção. Ele falou sobre sua relação com a bola e seus irmãos Tonho, ex-Inter e Grêmio, e Sérgio Gil, falecido precocemente, aos 18 anos de idade, quando já tinha um início promissor no Corinthians; o timaço do São Paulo que conquistou o bicampeonato paulista em 80 e 81; o surpreendente Coritiba campeão brasileiro de 85 e outros episódios de sua vitoriosa carreira.Curiosa e coincidentemente, alguns dias depois deste papo tive de ir a um cartório e, após ter batido no endereço errado e receber uma gentil explicação de como ir ao lugar certo por um funcionário do prédio aonde fui, acabei parando justamente na Praça Renato Ramos da Silva. Como descobri que era aquele o local onde Almir e seus irmãos começaram a jogar bola ainda na infância? Porque a rua do cartório que fica bem ao lado da praça se chama Sérgio Gil.

TAGS: Almir

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *