Escolha uma Página
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ABC E O RISCO DA QUEDA

7 / abril / 2025

por Rubens Lemos

Os torcedores do ABC, mesmo os dissimulados, não conseguem esquecer o medo do rebaixamento da Série C para a Série D. O ABC tem um dos piores times de sua existência e o retrospecto de 2025 provoca arrepios numa mesa de mármore.

Desde as eleições, o ABC vive um cenário triste de derrotas, todas elas com o carimbo da gestão comandada por Eduardo (Dudu) Machado.

O ABC perdeu a Copa do Nordeste para o Maracanã Maracanaú, do segundo escalão do futebol cearense, a Copa do Brasil para o Olaria, que nem entre os pequenos do Rio de Janeiro pode ser incluído, é uma farandola. Depois, o campeonato estadual para o América aos 45 minutos do segundo tempo.

A atual chapa de comandantes do ABC demonizou a gestão do ex-presidente Bira Marques, fechou acordo com as torcidas organizadas e parece estar colhendo os frutos bem antes do que o previsto. Baixo astral total.

Os jogadores contratados têm muita bossa e pouca bola. O tal Anderson Rosa, trazido para solucionar todos os problemas criativos do time não passou até agora de um rebolado contumaz, dando toquinhos infrutíferos tentando um efeito que dele está bem distante.

Já vi crises terríveis no ABC. Em 1982, formaram um misto de ex-juvenis com o Negão Alberi aos 37 anos e o resultado foi o fiasco total, incluída no péssimo boletim uma derrota de 3×0 para o Clube Atlético Potiguar, tradicional saco de pancadas do Além Potengi. Naqueles dias, os titulares treinavam com surradas camisetas Hering e os reservas se preparavam com o peito nu.

O ABC também viveu tenebrosos dias em 1986 e 87, mesclando formações com veteraníssimos em fim de carreira como o ex-campeão mundial Jair, que jogou pelo internacional(RS) e o Peñarol(Uruguai) com jovens aspirantes a craque, como o meia Adalberto. Em 1986, o ABC não ficou sequer em segundo lugar e perdeu um seletivo para o América para participar da Série C do Brasileiro.

Em 1987 foi pior. O time trouxe Denô, ex-Sport que estreou numa derrota de 3×0 para o América e sem a menor condição física. Era comum ver abecedistas chorando na arquibancada do Castelão(Machadão). O América foi o campeão e o Baraúnas, o vice.

Em 1988, o ABC chegou à decisão com um time medíocre, cujo camisa 10 era o tosco Dica, ex-Riachuelo. Contraram dois times e, ao final, a prata da casa acabou titular e vice-campeão diante de 28 mil pessoas no Machadão avermelhado de festa.

O ABC erra desde o ano passado, é claro, mas a diretoria anterior sempre teve um foco: organizar as finanças, pagando dívidas consideradas gigantescas e evitando a perda judicial do Estádio Frasqueirão.

A campanha foi radical e Dudu Machado vendeu a ideia de modernidade visitando as instalações do Fortaleza e aproveitando um diretor de futebol ex-Corinthians. Um cartola que não acertou sequer uma das contratações. Mesmo assim, dispõe de todos os poderes para mandar e desmandar.

O rebaixamento é aquele fantasma que interrompe o sono e pode acontecer porque o clube perdeu a premiação da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, dinheiro que fatalmente resultaria em reforços de qualidade.

O melhor jogador do ABC atualmente é o meia Randerson, que veio sem maiores propagandas. Sem falar em Wallyson cuja simples presença física ainda preocupa os adversários. Wallyson fez muita falta na finalíssima do Estadual contra o América.

Correto seria desmontar em tempo recorde esse time sofrível, mandando embora pelo menos a metade dos atuais jogadores e trazendo quatro ou cinco nomes de reconhecida competência para tentar permanecer sempre entre os quatro primeiros da terceirona.

Dudu Machado parece acuado e sem grana para gastar em contratações. O torcedor, por sua vez, deve apostar nos tranquilizantes porque descer à Série D – onde já se encontra o América -, seria uma saída fúnebre para o time mais querido do Rio Grande do Norte.

TAGS:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *